sábado, 13 de agosto de 2016

JUIZ SÉRGIO MORO AGUARDA DELAÇÕES DE JOÃO SANTANA E DA ODEBRECHT

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, suspendeu nesta sexta-feira a ação penal correspondente à 26ª fase da operação, batizada de Xepa, que tem como réus, entre outros, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o marqueteiro João Santana. Moro justificou sua decisão, contrária à manifestação prévia do Ministério Público Federal (MPF), a partir das informações de que “todos os presos por este processo” estão negociando delações premiadas com a força-tarefa da Lava Jato.
O magistrado escreveu que “há notícia de que alguns acusados, inclusive todos os presos por este processo, estariam negociando alguma espécie de acordo de colaboração, que pode ser determinante para posição que adotarão em seus interrogatórios nesta ação penal. Nesta condição, com concordância das defesas, resolvo suspender Ação Penal por duas semanas”.
O despacho foi dado no termo de audiência de três testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público e ouvidas hoje por Sergio Moro: Vinícius Veiga Borin, Marco Pereira de Sousa Bilinski e Luís Augusto França. O processo, sobre cuja continuação o juiz decidirá após as duas semanas, diz respeito às investigações que escancararam um setor de pagamento de propina instalado na Odebrecht, eufemisticamente denominado “Setor de Operações Estruturadas”.
Revelado pela ex-secretária da Odebrecht Maria Lúcia Tavares, o sistema era de tal maneira organizado que altos executivos da empresa eram os responsáveis por liberar os pagamentos ilícitos – incluindo o herdeiro da empreiteira, Marcelo Odebrecht.
Delações de Odebrecht e Santana – A edição de VEJA desta semana mostra que as explosivas delações premiadas de Marcelo Odebrecht João Santanaimplicam diretamente o presidente interino, Michel Temer (PMDB), e a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário