quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ODEBRECHT PAGOU PROPINA EM DOZE PAISES

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que a Odebrecht e a Braskem pagaram mais de 1 bilhão de dólares em propina em mais de cem projetos conduzidos em doze países. A informação consta de um documento divulgado nesta quarta-feira pela órgão americano, que assinou acordos de leniência com as duas empresas numa negociação que também envolveu as procuradorias do Brasil e da Suíça. Pelos acordos, as companhias admitiram ter participado de esquemas de corrupção ao redor mundo e se comprometeram a pagar 3,5 bilhões de dólares aos três países.
Além do Brasil, a Odebrecht pagou vantagens ilícitas em empreendimentos de Angola, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela. Os pagamentos teriam sido feitos entre 2001 e 2016. 
De acordo com o documento, a empreiteira pagou 439 milhões de dólares a título de propina no exterior, e 349 milhões de dólares no Brasil. Já a Braskem, que é controlada pela Odebrecht em parceria com a Petrobras, os desembolsos foram de 250 milhões de dólares. Como contrapartida, a companhia teria sido beneficiada com contratos de 3,3 bilhões de dólares como “resultado dos esquemas de corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário