sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

LULA NÃO EXPLICA À JUSTIÇA ALUGUEL DE SUA COBERTURA

YASUYOSHI CHIBA/AFP
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta quinta-feira (27/1), a resposta à acusação da segunda denúncia apresentada contra o petista pela Lava Jato em Curitiba. No documento, os defensores de Lula reiteram que ele estaria sendo vítima de "lawfare" (perseguição política por meio do Direito). Os advogados alegam que as acusações não têm "respaldo mínimo" e criticam a velocidade da investigação contra o ex-presidente.

A denúncia acusa Lula de praticar os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro envolvendo dois imóveis: um terreno que foi adquirido em São Paulo por uma construtora para ser a sede do Instituto Lula, mas que acabou não sendo utilizado pela entidade e a cobertura vizinha ao apartamento em que o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em relação ao primeiro imóvel, a defesa aponta, em nota, que "o ex-presidente esteve presente uma única vez no local, juntamente com membros da diretoria do Instituto Cidadania, ocasião em que decidiu recusar a compra". Os advogados afirmam ainda que "o que ocorreu com o imóvel após tal data não resguarda qualquer relação com nossos clientes".

A Lava Jato aponta que o terreno foi adquirido pela DAG Construtora em setembro de 2010 com recursos recebidos da empreiteira Odebrecht. Para os investigadores, a transação seria uma forma de propina que a empreiteira teria negociado com o ex-ministro Antonio Palocci em troca de contratos na Petrobras. O terreno nunca foi utilizado pelo Instituto Lula.

Já em relação à cobertura em São Bernardo do Campo, a defesa afirma que Lula e sua mulher Marisa Letícia são locatários do local. "O casal paga aluguel, com o recolhimento dos impostos, negócio de âmbito estritamente privado e sem qualquer relação com a Operação Lava Jato", diz o texto dos defensores do petista

Nenhum comentário:

Postar um comentário