terça-feira, 14 de março de 2017

POLÍTICOS QUEREM ANISTIAR O CAIXA DOIS


A classe política está longe de assistir, impávida, às movimentações do Ministério Público e do Poder Judiciário para acelerar a Operação Lava-Jato. Na semana em que deve vir à luz as delações da Odebrecht, o Congresso e o Executivo intensificam as estratégias para evitar a degola das principais lideranças político-partidárias. A pressão pela anistia ao Caixa 2 aumenta, como também o esforço para diferenciar o que é propina do que é financiamento irregular — sem falar na tentativa de que as doações de empresas privadas possam ser novamente permitidas.

Leia mais notícias em Política
“Existe, sim, uma tentativa da classe política de se proteger neste momento. Mas, é bom lembrar que, em tempos recentes, ações semelhantes foram barradas pela pressão da opinião pública e da imprensa”, afirmou o deputado Chico Alencar (PSol-RJ). O político refere-se à manobra, no fim do ano passado — no mesmo dia em que ocorreu a tragédia com o avião da Chapecoense — para tentar anistiar o Caixa 2. Agora, a intenção é fazer com que essa discussão seja retomada dentro do projeto das 10 medidas de combate à corrupção.

“Isso não cabe, especialmente após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao caso do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) mostrando que doações registradas também podem ter origem ilícita”, completou Chico. Ex-advogado de Dilma Rousseff no processo de impeachment, José Eduardo Cardozo é contra a generalização de que todos os recursos pagos “por fora” são fruto de corrupção. Ele diz que, muitas vezes, trata-se apenas de um doador que não quis se apresentar por achar que aquilo o prejudicaria. “Isso é um ilícito? Claro que é. Mas não quer dizer que seja uma prática corrupta”, defendeu Cardozo.



Corrupção


“Existe caixa 2 fruto de corrupção e caixa 2 que não tem origem em corrupção. Da mesma forma, existe caixa 1 lícito e caixa 1 ilícito, derivado da lavagem de dinheiro”, afirmou. Cardozo, que depôs por videoconferência ao juiz Sérgio Moro como testemunha de defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, não quis entrar no mérito se esse raciocínio pode ou não abrir espaço para um acordão com o intuito de estancar a Lava-Jato. “Esse acordão estava desenhado desde o impeachment. Agora, têm de perguntar para eles (os congressistas) se vão fazer isso ou não”, provocou Cardozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário