quinta-feira, 20 de abril de 2017

AÉCIO E JUCÁ OS CAMPEÕES DE INQUÉRITOS

Romero Jucá e Aécio Neves
Romero Jucá e Aécio Neves: cada um responde a cinco inquéritos

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, e o líder do governo Michel Temer no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), são os campeões de inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações da Odebrecht. Cada um deles responderá a cinco investigações diferentes. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Senado, aparece em seguida, com quatro inquéritos.
De acordo com documentos divulgados pelo jornal "O Estado de S. Paulo", Aécio é alvo de pedidos de investigação relacionados à campanha presidencial de 2014, às eleições ao governo de Minas em 2010, às obras da Cidade Administrativa de Minas e aos empreendimentos do Rio Madeira e das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
Um dos pedidos de investigação diz respeito à campanha eleitoral de 2014, quando Aécio teria solicitado à Odebrecht ajuda para sua campanha. Em depoimento ao TSE, Marcelo Odebrecht afirmou que o tucano pediu 15 milhões de reais à empreiteira.
Em um segundo inquérito, o tucano é alvo de delações de Cláudio Melo Filho, Marcelo Odebrecht e Sérgio Luiz Neves, segundo as quais foi prometido ou efetuado, a pedido de Aécio, o pagamento de vantagens indevidas em benefício de seus aliados políticos durante as eleições de 2014.
Outro pedido relaciona-se a supostos recursos irregulares recebidos pelo senador Antonio Anastasia, ex-governador mineiro, durante sua campanha eleitoral ao governo estadual em 2010. Segundo a denúncia, Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Luiz Neves apontam "por meio de declaração e prova documental" que o pagamento foi feito a pedido de Aécio.
Em mais um inquérito, o tucano é apontado por delatores da Odebrecht como beneficiário de recursos para atuar "em interesses da Odebrecht, notadamente nos empreendimentos do Rio Madeira e nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário