terça-feira, 11 de julho de 2017

UM COMEÇO RUIM PARA MICHEL TEMER


O presidente Michel Temer teve sua primeira – e simbólica – derrota nesta segunda-feira (10) na batalha para manter-se no cargo. Em sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o relator, deputado Sergio Zveiter, do PMDB do Rio de Janeiro, deu um parecer favorável à continuidade da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusa Temer de ter cometido crime de corrupção passiva. É a primeira cancela aberta no caminho que a denúncia vai percorrer dentro da Câmara para, eventualmente, resultar num processo contra Temer no Supremo Tribunal Federal. Se a Câmara aceitar a denúncia, Temer será afastado por 180 dias e, ao final, poderá ser destituído do cargo.
O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator na Câmara da denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer  (Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)
Foi uma derrota relevante do ponto de vista político. Se o relator fosse de outro partido, seria menos dolorido para o governo. Mas Zveiter é um deputado do próprio partido de Temer, o PMDB; e é do PMDB do Rio, até outro dia controlado por Eduardo Cunha, aliado com o qual Temer podia contar (até ser preso, no ano passado). Com todo esse predicado que o credenciaria como aliado, Zveiter assinou embaixo do que disse Janot, que Temer cometeu um crime de corrupção passiva e, portanto, a Câmara deve autorizar que seja julgado pelo Supremo. Entregou-o aos leões. A postura de Zveiter mostra que os tempos são outros – e eles não sorriem para Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário