sábado, 9 de setembro de 2017

MINISTRO INVESTIGA COMPRA DE SENTENÇA PELA JBS

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal abra uma investigação a partir das revelações feitas por VEJA de que a JBS tentou, de forma sistemática, comprar decisões judiciais em tribunais superiores de Brasília por meio de subornos a juízes.
Jardim dá prosseguimento, desta forma, a um ofício que recebeu do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, pedindo a análise do conteúdo da reportagem exclusiva, que mostra mensagens trocadas entre o diretor jurídico da empresa, Francisco de Assis e Silva, e a advogada Renata Gerusa Prado de Araújo.
Nos diálogos, os dois traçam estratégias para obter decisões favoráveis a empresas do grupo — seja por meio de “pagamentos em espécie”, como eles próprios definem, seja por meio tráfico de influência — em processos sob relatoria de uma desembargadora federal, Maria do Carmo Cardoso, que vem a ser mãe da própria Renata, e de pelo menos três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ)Napoleão MaiaMauro Campbell e João Otávio Noronha.
Assis e Renata também conversam sobre arestas que deveriam ser aparadas com Mendes. Quem levou o acervo ao Ministério Público é o empresário Pedro Bettim Jacobi, ex-marido da advogada Renata Araújo, que está num processo litigioso de separação. Ele copiou do celular da ex-mulher os arquivos que considerava comprometedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário