segunda-feira, 6 de novembro de 2017

MINISTROS DE TEMER TÊM CONTAS NO EXTERIOR


Um arquivo com 13,4 bilhões de documentos revela investimentos e atividades offshore de cerca de 120 políticos, empresários, personalidades e esportistas de 50 países – entre eles, o Brasil. São mencionados no “Paradise papers” – nome dado à documentação – os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles e da Agricultura, Blairo Maggi. 

Meirelles é citado por ter criado a Sabedoria Fundation, nas Bermudas, para gerir uma herança. Em entrevista nesta segunda-feira à rádio Band News, o ministro afirmou que se trata de uma entidade filantrópica exclusivamente para investir recursos em educação no Brasil, após a sua morte.

O ministro alegou ainda que à época em que foi criada a fundação, ele dirigia uma grande empresa internacional e vivia no exterior, cumprido as regras internacionais. A Sabedoria Fundation foi criada em 23 de dezembro de 2009, uma semana antes de ele assumir o Banco Central. 

De acordo com Meirelles, a doação feita para a abertura da fundação, assim como tudo mais a seu respeito, foi declarado no Imposto de Renda. 

Meirelles também aparece nos arquivos vazados da Appleby relacionado a outra offshore (Boston – Administração e Empreendimentos Ltda), criada em 1990 e encerrada em 2004. 
 
Beto Barata/PR

Em relação a Blairo Maggi, a Paradise Papers mostrou que ele é beneficiário final de uma companhia aberta nas Ilhas Cayman em 2010, a Ammagi & LD Commodities SA. Ele seria diretor da offshore, junto com familiares. 

O nome da empresa é o mesmo adotado por outra registrada no Brasil, em que a família Maggi e a holandesa são sócias. É uma joint venture especializada na produção e comercialização de matérias-primas, especialmente grãos. Blairo Maggi negou qualquer irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário