quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

CONFIANÇA DO GOVERNO OSCILA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press - 9/8/17

Entre idas e vindas. Assim foi o tom de confiança do presidente da República, Michel Temer, quanto à possibilidade de aprovação da reforma da Previdência ainda em 2017. No início da tarde de ontem, após almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, o peemedebista chegou a dar sinais de consternação de que a apreciação do texto poderia ficar para 2018. Entre discursos ao fim da tarde e início da noite no Palácio do Planalto, no entanto, a entonação era outra. O chefe do Executivo Federal foi assertivo, mostrando empenho para que a proposta seja votada na Câmara dos Deputados na próxima semana.

A mudança no tom não poderia ser diferente. Afinal, Temer deu, no final da tarde de ontem, a cartada final pela aprovação da reforma. Às 18h, iniciou a uma reunião no Palácio do Planalto com a presença de cerca de 154 dirigentes empresariais. O evento ainda contou com a presença de ministros e líderes governistas. “Precisamos fazê-la (a votação) já. O momento é agora. Por isso, temos que aprovar este ano, com apoio do Congresso”, afirmou. Confiante, o peemedebista ressaltou que não teme os efeitos de uma possível derrota. “Evidentemente não seria uma derrota. De qualquer maneira, a reforma ficará na pauta o tempo todo”, justificou.

O presidente reconhece ser “mais do que legítimo” que os parlamentares se preocupem com os efeitos de uma eventual votação da proposta para as aspirações nas eleições de 2018. Mas ressalta que, com o texto, “o tempo todo” na pauta da Câmara significa que não haverá candidato a senador, deputado federal, governador e presidente que não será questionado a respeito da posição sobre a reforma. “Seja em 2018, ou em 2019. E não queremos que aconteça. Acontecendo isso agora (a votação este ano), tira isso da frente. Votamos agora (este mês) na Câmara, e em fevereiro no Senado”, destacou

Nenhum comentário:

Postar um comentário