terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

PETROBRÁS PASSA A DIVULGAR PREÇO REAL DA GASOLINA

Sede da Petrobras no Rio de Janeiro, Brasil
 - A Petrobras anunciou que a partir desta segunda-feira passará a divulgar em seu site os preços médios de gasolina e diesel, sem tributos, comercializados em suas refinarias e terminais no Brasil, em busca de mais transparência à composição do valor final dos combustíveis.
Paralelamente, a empresa informou que irá aumentar em 1,5 por cento o preço do diesel vendido às distribuidoras a partir de terça-feira, a 1,7369 real o litro, e elevar em 1,8 por cento o preço da gasolina, a 1,5148 real o litro.
Após serem vendidos às distribuidoras, os preços de ambos os combustíveis passam por adições de impostos, custos e margem das distribuidoras e dos revendedores. Os produtos também sofrem adições dos biocombustíveis: biodiesel, no caso do diesel, e etanol anidro, no caso da gasolina, fatores que também impactam o valor na bomba.
A decisão ocorre após autoridades, como o presidente Michel Temer e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, apontarem que reduções implementadas pela petroleira estatal não estavam chegando às bombas.
Na ocasião, os setores de distribuição e revenda de combustíveis do Brasil refutaram os comentários das autoridades culpando a elevada carga de tributos pela alta nas cotações aos consumidores finais.
"As revisões de preços feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis", disse a petroleira em nota nesta segunda-feira.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, havia anunciado anteriormente sua intenção de publicar os valores todas as vezes em que houver reajustes

Nenhum comentário:

Postar um comentário