quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

PROJETO DE LEI ACABA COM O TRATAMENTO DE "DOUTOR"

Ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
"Vossa Excelência, por favor, me esqueça." A frase que foi dita por Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), em uma discussão em novembro de 2016, ao colega Gilmar Mendes, pode não se repetir, se o Projeto de Lei do Senado (PLS) 332/2017 for aprovado.
A proposta acaba com tratamentos pomposos a autoridades e estabelece que elas devem ser chamadas de "senhor" ou "senhora". "Verifica-se incabíveis em uma democracia a continuidade de tratamento protocolar herdado da monarquia, derrubada que foi há mais de 120 anos", diz o autor do PLS, senador Roberto Requião (PMDB-PR).
A mudança no tratamento afetaria presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado, governadores e vice-governadores, generais das Forças Armadas, embaixadores, coronéis de polícia ou corpo de bombeiros, delegados, deputados federais e senadores, entre outros cargos.
No Judiciário, os pronomes seriam substituídos para ministros dos tribunais superiores, desembargadores e juízes. A mudança também afetaria membros de ministérios públicos e de defensorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário