quinta-feira, 15 de março de 2018

VLADIMIR PUTIN REAGE À EXPULSÃO DOS DIPLOMATAS NA INGLATERRA

Alexei Nikolsky, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
Alexei Nikolsky, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
 - O governo de Vladimir Putin afirma ser vítima de "histeria russofóbica" do Reino Unido, e vai expulsar diplomatas britânicos do país em retaliação à mesma medida anunciada na quarta (14) pelo governo em Londres. "Definitivamente", comentou à agência Sputnik o chanceler Serguei Lavrov, questionado se tomará a medida. "Será logo", completou.
O Reino Unido havia tomado a decisão pela expulsão e outras medidas russos devido ao caso do envenenamento do ex-espião Serguei Skripal e sua filha, Iulia, em Salisbury (Inglaterra). "São medidas insanas", disse em entrevista coletiva a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, adicionando a russofobia à avaliação sobre as motivações britânicas.
kripal e a filha foram achados envenenados por um agente neurotóxico criado na antiga União Soviética no dia 4 e estão em estado grave. A primeira-ministra britânica, Theresa May, acusou diretamente a Rússia pelo ataque.
A praxe internacional nesses casos é devolver a punição da mesma forma, expelindo número semelhantes de diplomatas do país. O Reino Unido também congelou contatos de alto nível com Moscou.
Na prática, contudo, os efeitos da crise são mais políticos. Interesses econômicos dos dois países estão preservados: russos mantêm fortunas das mais diversas formas no Reino Unido, empresas britânicas são sócias de grandes atores russos no setor de hidrocarbonetos. Nada disso foi tocado por May.
Em Londres, o chanceler Boris Johnson afirmou nesta quinta (15) que espera o apoio de outras nações ocidentais contra a Rússia. Repetindo a acusação de que o Kremlin tentou matar Skripal, 66, e Iulia, 33, ele disse que o governo Putin "ameaça a própria arquitetura da segurança global". Retoricamente, os EUA deram apoio ao Reino Unido durante debate na quarta no Conselho de Segurança da ONU, mas como todos os envolvidos na questão têm poder de veto, nada de concreto além de barulho tende a sair de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário